O que causa incêndios doméstico?

O que causa incêndio doméstico?

Um relatório publicado consolidou os dados sobre incêndios em estruturas residenciais que ocorreram entre 2015-2019. O relatório destina-se a fornecer informações estatísticas, educar o público sobre os riscos de incêndio em residências e ensinar maneiras eficazes de minimizar o risco por meio de práticas seguras e sistemas operacionais de segurança contra incêndio.

É importante que todos conheçam e compreendam os riscos comuns de incêndio para que possam estar atentos e manter práticas diárias que mantenham a si mesmos e suas famílias seguros.

A frequência de incêndios domésticos

Alguns relatórios destaca que os dados são agregados de uma média de 346.800 incêndios em estruturas residenciais relatados a cada ano.

O que causa incêndios doméstico?

Durante esse período, os incêndios em residências representaram 26% de todos os incêndios relatados, o que significa que mais de 1 em cada 4 incêndios acontecem na casa de alguém.

Embora representem apenas um quarto de todos os incêndios relatados, eles também representam 75% das mortes de civis e 72% dos ferimentos de civis relacionados a incêndios, ilustrando como é fundamental estar atento aos riscos de incêndio em sua casa e tomar medidas para diminuir quaisquer riscos potenciais.

Principais causas de incêndios domésticos

Nos relatórios pesquisados, há cinco principais causas de incêndios em estruturas residenciais descritas – cozinha, equipamentos de aquecimento, materiais elétricos, fumegantes e intencionais.

Cozinhando

Cozinhar é responsável por 49% dos incêndios em estruturas domésticas, tornando-se o risco mais prevalente por uma grande margem. Além disso, também é responsável por 42% das lesões domésticas relacionadas a incêndios.

Leia mais:  Quem produz e apresenta um espetáculo?

Cozinhar é uma atividade diária em casa e pode ser difícil dar-lhe o respeito e a atenção que merece. Quando você cozinhar, certifique-se de dar toda a atenção e estar ciente dos riscos envolvidos para que você possa se manter seguro. Quando tiver terminado, certifique-se de que todos os aparelhos de cozedura estão desligados.

Materiais para fumar

Das cinco principais causas de incêndios em estruturas residenciais, os materiais fumegantes são os mais baixos da lista. Enquanto os materiais de fumar causaram apenas 5% dos incêndios em residências e 9% dos ferimentos em residências, eles foram responsáveis ​​​​por 23% das mortes relacionadas a incêndios em residências.

Em contraste, cozinhar causou metade de todos os incêndios domésticos, causando apenas 20% das mortes por incêndios domésticos. Enquanto cozinhar apresenta o maior risco de incêndio, os materiais fumegantes são mais propensos a causar um incêndio mortal. Certifique-se de que todos os materiais para fumar sejam eliminados quando terminar com eles e sempre coloque-os em um cinzeiro que não tombe facilmente.

Claro, você nunca deve fumar na cama.

Ficando seguro

Embora você deva sempre ter cuidado e manter hábitos seguros, a coisa mais importante que você pode fazer para proteger sua casa, você e sua família é manter os sistemas de segurança contra incêndio em casa .

Contrate uma empresa especializada em AVCB e Teste regularmente seus alarmes de fumaça para garantir que eles estejam funcionando corretamente e troque as baterias quando você mudar seus relógios duas vezes por ano.

Se algum de seus detectores de fumaça não estiver funcionando, peça a um profissional para fazer a manutenção ou substituí-los. Eles são uma importante linha de defesa para sua casa ou estabelecimento, por isso é sempre uma boa prática mantê-los e garantir que estejam operacionais.

Leia mais:  A melhor receita de bolo de chocolate

Você pode atualizar seus sistemas de segurança contra incêndio para incluir adições como monitoramento de alarme da estação central para uma resposta mais rápida dos bombeiros também.

Procure por serviços de proteção contra incêndio

Se você precisa de detectores de fumaça, extintores de incêndio ou um sistema de sprinklers automático instalado em sua propriedade comercial, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) oferece cobertura e segurança para sua casa ou até mesmo o seu ponto comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *