Infecções e doenças do trato urinário em gatos

Infecções e doenças do trato urinário em gatos

Embora os problemas do trato urinário sejam frequentemente vistos em gatos, é mais provável que seu gato sofra de uma doença do trato urinário do que de uma infecção.

Dito isto, quando os gatos desenvolvem infecções do trato urinário (ITU), geralmente é o resultado de uma doença endócrina, como hipertireoidismo ou diabetes mellitus. Também acontece que os gatos que sofrem de ITUs geralmente têm 10 anos de idade ou mais.

Se o seu gatinho estiver apresentando sintomas de infecção do trato urinário (veja abaixo) e for diagnosticado com uma infecção como cistite, seu veterinário irá prescrever um antibacteriano para ajudar a combater a ITU do seu gato dentro de um laboratório veterinário.

Os sintomas mais comuns de infecções do trato urinário em gatos incluem esforço para urinar, quantidade reduzida de urina, não urinar, dor ou desconforto ao urinar, urinar com sangue e urinar pela casa, fora da caixa de areia.

Se o seu gato apresentar algum dos sintomas listados acima, ele pode estar sofrendo de uma ITU, mas esses sintomas também podem ser uma indicação de uma doença do trato urinário inferior felino ou FLUTD.

Doença do Trato Urinário Felino – FLUTD

FLUTD, doença do trato urinário inferior dos felinos é, na verdade, um termo abrangente que se refere a vários sintomas clínicos.

Infecções e doenças do trato urinário em gatos

FLUTD pode causar problemas na uretra e na bexiga do seu gato, muitas vezes fazendo com que a uretra fique obstruída ou impedindo que a bexiga do seu gato se esvazie adequadamente. Essas condições podem ser graves ou até fatais se não forem tratadas.

Leia mais:  Guia de compra: como escolher a melhor Maca Peruana

Urinar pode ser difícil, doloroso ou impossível para gatos que sofrem de FLUTD. Eles também podem urinar com mais frequência ou em áreas inadequadas fora da caixa de areia (ocasionalmente em superfícies frias ao toque, como piso de ladrilho ou banheira).

Causas da doença do trato urinário felino

FLUTD é uma condição complexa para diagnosticar e tratar, pois existem múltiplas causas e fatores contribuintes para esta doença. Cristais, pedras ou detritos podem se acumular gradualmente na uretra do seu gato – o tubo que liga a bexiga ao exterior do corpo do seu gato – ou bexiga.

Algumas outras causas comuns de problemas do trato urinário inferior em gatos incluem:

  • Incontinência devido ao consumo excessivo de água ou bexiga fraca;
  • Problemas da medula espinhal;
  • Tampão uretral causado pelo acúmulo de detritos da urina;
  • Infecção da bexiga, inflamação, infecção do trato urinário (ITU);
  • Lesão ou tumor no trato urinário;
  • Anomalias congénitas;
  • Estressores emocionais ou ambientais;

A doença do trato urinário em gatos é mais frequentemente diagnosticada em gatos de meia-idade com excesso de peso que têm pouco ou nenhum acesso ao ar livre, comem uma dieta de alimentos secos ou não praticam atividade física suficiente, embora gatos de qualquer idade possam desenvolver a doença.

Gatos machos também são mais propensos a doenças urinárias, pois suas uretras mais estreitas têm maior probabilidade de ficarem bloqueadas.

Usar uma caixa de areia interna, estresse emocional ou ambiental, lares com vários gatos ou mudanças repentinas em sua rotina diária também podem deixar os gatos mais vulneráveis ​​a doenças do trato urinário.

Se o seu gatinho for diagnosticado com FLUTD, é essencial determinar a causa subjacente. Os sintomas da FLUTD podem ser causados ​​por sérios problemas de saúde subjacentes, como pedras na bexiga ou infecção por câncer ou bloqueio.

Leia mais:  Como crescer e cuidar da Rosa de Sharon

Se o seu veterinário não conseguir determinar a causa da FLUTD do seu gato, seu gatinho pode ser diagnosticado com uma infecção do trato urinário chamada cistite, que é uma inflamação da bexiga.

Sintomas da doença do trato urinário felino em gatos

Se o seu gato tem FLUTD ou uma infecção do trato urinário do gato, você pode notar um ou mais dos seguintes sintomas:

  1. Incapacidade de urinar;
  2. Perda do controle da bexiga;
  3. Urinar pequenas quantidades;
  4. Urinar mais do que o normal ou em ambientes inadequados;
  5. Evitação ou medo da caixa de areia;
  6. Forte odor de amônia na urina;
  7. Abdome duro ou distendido;
  8. Urina turva ou com sangue;
  9. Beber mais água do que o habitual;
  10. Lambedura excessiva da área genital;
  11. Letargia;
  12. Vômito.

É fundamental que qualquer bexiga ou problema urinário seja tratado o mais cedo possível. Atrasos no tratamento podem levar à obstrução parcial ou total da uretra do seu gato, o que pode impedir o seu amigo felino de urinar.

Os sintomas acima indicam um problema médico sério que pode levar rapidamente à insuficiência renal ou ruptura da bexiga. FLUTD pode rapidamente ser fatal se houver uma obstrução que não seja eliminada imediatamente.

Diagnóstico da doença do trato urinário felino

As infecções do trato urinário em gatos requerem cuidados veterinários, assim como os gatos que sofrem de FLUTD. Se o seu gato está apresentando algum dos sintomas acima é hora de visitar o veterinário.

Se o seu gato se esforçar para urinar ou gritar de dor, contacte o seu veterinário ou o veterinário de emergência mais próximo o mais rapidamente possível – o seu gato pode estar a passar por uma emergência veterinária.

Leia mais:  Dez hábitos para melhorar sua saúde sexual

Seu veterinário fará um exame físico completo para ajudar a avaliar os sintomas do seu gato e realizará um exame de urina para obter mais informações sobre a condição do seu gatinho. Radiografias, exames de sangue e cultura de urina também podem precisar ser feitos.

Recuperação de infecção do trato urinário de gato

Problemas urinários em gatos podem ser complexos e sérios, então o primeiro passo deve ser marcar uma consulta com seu veterinário para atendimento imediato.

Acausa subjacente dos sintomas urinários do seu gato determinará qual tratamento é prescrito, mas pode incluir:

  • Aumente o consumo de água do seu gatinho;
  • Antibióticos ou medicamentos para aliviar os sintomas;
  • dieta modificada;
  • Expulsão de pequenas pedras pela uretra;
  • Acidificantes urinários;
  • Fluidoterapia;
  • Cateter urinário ou cirurgia para gatos machos para remover bloqueios uretrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *