Como limpar veludo em 5 etapas fáceis
Incorporar veludo em sua casa é uma ótima (e fácil) maneira de adicionar um toque de luxo a qualquer espaço. Por um lado, o veludo pode adicionar profundidade a uma sala, ao contrário dos tecidos padrão.
Também ao contrário de muitos outros materiais, o veludo é surpreendentemente durável – então é possível que uma peça de veludo dure por muitos anos depois das mudanças campinas.
A chave para manter o veludo, como acontece com qualquer outro tecido, é garantir que você o mantenha adequadamente ao longo do tempo.
E parte da manutenção é entender como limpar o veludo (e como não limpá-lo). É super simples e requer apenas um pouco de detergente suave, um aspirador com um acessório de cerdas macias ou uma escova de tecido, água e um pano.
Se você tem móveis estofados de veludo, cortinas de veludo ou qualquer outro tipo de veludo em sua casa, veja como limpá-lo, de acordo com os profissionais.
Com que frequência você deve limpar o veludo?
A frequência com que você limpa o veludo depende de alguns fatores, sendo o principal o quão sujo o veludo fica regularmente.
Por exemplo, se você tem animais de estimação ou crianças, ou se costuma receber visitas, pode ser necessário limpar o veludo com mais frequência, sempre que estiver visivelmente sujo.
Se você tem veludo que não é tão propenso a desgaste ou manchas, provavelmente pode limpar suas peças de veludo com menos frequência.
A sujeira e os detritos do dia-a-dia provavelmente não danificam o veludo, mas se o veludo estiver manchado, é sempre melhor limpá-lo o mais rápido possível após o derramamento ou bagunça.
Coisas que você vai precisar
- Aspire com um acessório de cerdas macias ou uma escova de tecido;
- Sabonete suave;
- Água;
- Um pano sem fiapos;
- Secador de cabelo (opcional);
- Vaporizador (opcional).
Como limpar veludo
A primeira coisa a saber sobre a limpeza de veludo: embora esse material certamente seja durável para o uso diário, ele também pode ser complicado. Então, quando você está limpando, a gentileza é fundamental. “O veludo se danifica com muita facilidade, portanto, deve-se tomar cuidado ao tentar limpá-lo.
Etapa 1: escove o veludo
O primeiro passo, é escovar o item de veludo com uma escova de tecido, que removerá qualquer fiapo ou sujeira da superfície do tecido.
Segundo Varela, também é possível usar um aspirador com bico de cerdas macias para limpar o material, embora esse método funcione melhor em cadeiras e sofás de veludo, que podem abrigar migalhas e outros detritos em suas rachaduras.
Etapa 2: limpeza local
Depois de remover os detritos do veludo, procure áreas do material que precisam de limpeza local. Pegler sugere umedecer um pano sem fiapos com água morna e enxugar suavemente a área afetada, movendo-se para cima e para baixo lentamente para evitar a incorporação da mancha nas fibras de veludo.
Você precisará esperar o tecido secar totalmente para ver se a mancha desaparece; Bowen diz que você pode usar um secador de cabelo na configuração mais baixa para acelerar o processo.
Etapa 3: limpeza profunda, se necessário
Se a água sozinha não resolver as manchas sujas do veludo, você também pode usar sabão. Bowen sugere o uso de um sabonete suave para combater a gordura.
Basta misturar duas gotas de seu sabonete com um ou dois copos de água morna. Em seguida, mergulhe um pano sem fiapos na solução de lavagem e seque suavemente o veludo para limpar.
Etapa 4: deixe o veludo secar
Depois de remover as manchas, deixe o veludo secar completamente. Pegler diz que geralmente leva algumas horas para o veludo secar completamente, mas você pode usar o secador para secar as manchas, se necessário.
Etapa 5: vaporize o veludo
Por fim, ligue o vaporizador e vaporize o veludo contra a pilha em um ambiente suave para remover rugas ou vincos. Como você não deve usar desinfetantes agressivos no veludo, cozinhar no vapor também é uma maneira simples de evitar germes remanescentes.